fbpx

Instituto Aria

BLOG

Coronavírus: como lidar com a quarentena?

Depois de algum tempo gerando alarde pelo mundo, o coronavírus chegou ao Brasil. As autoridades decidiram, depois de um período, orientar a população a ficar em quarentena, se possível. A dica é: fique em casa, o máximo que puder, assim ajudamos a combater essa pandemia.

No entanto, o confinamento em casa pode gerar muito estresse, mal-estar e desconforto psicológico, prejudicando a saúde e a vida, de um modo geral.

Pensando nisso, deixamos algumas dicas, baseadas em estudos, que orientam como agir e como lidar com esse período para que seja o mais confortável possível:

  • Evite o excesso de informação: sabemos que se manter informado é muito importante. O excesso de informações, entretanto, pode ser prejudicial e maléfico, gerando ansiedade. Evite, por exemplo, passar o dia inteiro com a televisão ligada, ouvindo informações constantes. Escolha um período do dia, ou um telejornal específico para se informar. Ocupe o restante do seu dia com outras atividades.
  • Olhar positivo: em vez de focar o contágio ou ser infectado, pense em tudo que estamos fazendo pelo bem-estar da sociedade em geral. Ficar em casa é um gesto simples que pode salvar inúmeras vidas.
  • A tecnologia pode ajudar: não podemos estar perto, fisicamente, de todos aqueles que amamos. Nessas horas, podemos e devemos contar com a tecnologia a nosso favor, mantendo-nos conectados com eles.
  • Arrume um hobbie/distração: não passe o dia todo conectado à internet, encontre alguma atividade manual que interesse e anime você ou, até mesmo, alguma atividade física que pode ser realizada dentro de casa.
  • Planeje sua rotina: não é por estar em casa que você deve agir com falta de organização, o planejamento é fundamental, até mesmo para separar as atividades relacionadas ao trabalho daquelas relacionadas à vida cotidiana. Planeje-se e mantenha o foco.
  • Mantenha o ambiente confortável: tenha em mente que a quarentena é indispensável, então faça o possível para que o ambiente seja o mais agradável possível para todos.
  • Converse com as crianças: as crianças devem entender o porquê de não sair de casa, que isso tem implicação na saúde de todos e o confinamento fará com que possamos retornar à normalidade o mais breve possível. Mantenha uma rotina para elas também, com horários e regras para todas as atividades.

Seja paciente, mantenha a calma e faça uso de todas as medidas preventivas. Estamos todos em prol de algo maior, trazendo benefícios mútuos e nos protegendo.

Mande mensagem pelo WhatsApp